A chuva não escolhe vítimas. No estado do Rio de Janeiro, ela caiu igualmente sobre ricos e pobres. Mas morreram os que estavam onde ninguém devia estar: as encostas que, se não tivessem casas, teriam rolado apenas com pedra, terra e mato.
O Morro do Bumba em Niterói (RJ) é um exemplo de vários erros:
- era em uma encosta;
- era uma ocupação ilegal;
- era acima de um lixão.
Foram esses erros somados. que vitimaram diversas pessoas.
Lixão:
O lixo orgânico, quando sofre decomposição, forma um gás explosivo chamado METANO. Mesmo em lixões antigos, o metano continua sendo produzido. O deslizamento liberou o metano.
O chorume (líquido tóxico decorrente do lixo) possivelmente infiltrou no lençol freático.
O processo de decomposição do lixo e a saída do gás metano fazem com que a área fique em movimento, há um rebaixamento natural. Não é um solo confiável para se instalar uma construção. Não suporta carga de imóveis.
O Morro do Bumba é um assentamento de casas sobre um lixão desativado há alguns anos. A população deste local que foi soterrada, vivia sob risco de explosões de gás metano, exposta a doenças, num terreno instável, cujo líquido tóxico (CHORUME) já estava contaminando o lençol freático.
O deslizamento de terras liberou esse metano para a atmosfera. E tudo já se sabia porque o assunto tinha até sido estudado por especialistas neste local.
Obs: O gás metano é o segundo maior responsável pelo efeito estufa. Ele é 20 vezes mais potente do que o gás carbono (CO2). Aquele lixão adoecia, poluía, punha em risco vidas. A avalanche provocou um desastre humano e ambiental.
MORRO DO BUMBA (NITERÓI-RJ)
Parabéns pela sua iniciativa em construir este blog, é realmente muito importante a interatividade entre alunos e professores, sobre assuntos pertinentes ao nosso cotidiano. Eu sabia que tinha acontecido uma tragédia no Rio, mais ainda não sabia o que tinha acontecido realmente, eu faço 1º semestre de enfermagem e a professora da matéria, enfermagem, Meio ambiente e Saúde, comentou sobre o assunto e pediu que pesquisássemos para sabermos sobre o real contecido e o seu blog, foi o primeiro que encontrei, que por sinal explanou o assunto muitíssimo. Bem, Muito obrigada, pelas informações e contribuição para o meu conhecimento acadêmico.
ResponderExcluirAbraços claudiana.
claudianaramos@hotmail.com
Olá Claudiana,
ResponderExcluirGostaria de lhe agradescer pelos elogios feitos no meu blog "Diário da Terra", o intuito é informar e compartilhar os conhecimentos de Geografia. Seja sempre bem vinda, e fico muito feliz de saber que pude contribuir um pouco para a sua vida acadêmica.
Foi uma surpresa muito agradável receber suas palavras.
Forte Abraço.