Bem vindo a essa aventura de descoberta do mundo. Desejo a você uma ótima jornada, onde a expansão dos horizontes e a visão crítica e consciente do mundo é o nosso destino.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jogo do Relevo

Este jogo consiste em encontrar o elemento certo no relevo apresentado.


Click e divirta-se:
 

http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=relevo



III TRIMESTRE

Olá pessoal!!

Quanto tempo não "geografamos" por aqui. Neste III Trimestre o primeiro assunto abordado será o Relevo e suas formas. Há quatro fundamentais formas de relevo: Montanhas, Planaltos, Planícies e Depressões. Hoje vamos destacar as Depressões, são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor, com suave inclinação e altitude baixas. Podem ser:
  • Depressão Absoluta - Região abaixo do nível do mar (Altitude positiva).

  • Depressão Relativa – Região acima do nível do mar (Altitude negativa).


Depressão do Mar Morto:

Situado 408 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto é o mais baixo reservatório de água do mundo e também o mais salgado, com sete vezes mais sal que os oceanos.


Localizado na foz do rio Jordão, ao norte, o lago faz fronteira com Israel, ao oeste e Jordânia, ao leste. O Mar Morto recebe abundante quantidade de água doce vinda do leste, mas o calor extremo e a baixíssima umidade da região acabam por evaporá-la, tornando-o sempre salgado.


A grande quantidade de sal permite a fácil flutuação. Alguns acreditam que sua água tenha propriedades medicinais, o que fez surgir em sua orla uma grande quantidade de balneários voltados à saúde.


Por outro lado o sal em abundância também elimina as espécies animais e vegetais. Os peixes que ali chegam vindos do rio Jordão não sobrevivem.


Para saber mais sobre as outras formas de uma olhada aqui: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm

Obs: Querida florzinha Ana Terra, espero que este site acima lhe ajude, mas a pesquisa é sobre Montanhas e Depressões. Dê uma olhada também nos livros na biblioteca, se tiver alguma dúvida lhe ajudo na segunda. Beso

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TC: Mapa político de Minas Gerais

O mapa para resolver a tarefa de casa é o que segue abaixo:
Para visualiza-lo melhor e conseguir fazer a tarefa:
clique com o mouse em cima do mapa;
clique no potão esquerdo do mouse;
salvar com...(e pronto!)

Beijos e bom trabalho!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

II TRIMESTRE - Rosa dos Ventos

Olá pessoal,

Fiquei um tempinho sem fazer nenhuma postagem devido ao período de avaliações, pórem agora voltamos com TUDO!!
O II Trimestre já começou, e nele estudaremos a orientação e representação do espaço!

Os pontos cardeais e colaterais
A necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico é de grande relevância para o homem e suas atividades em diferentes períodos da humanidade.Existem diversas formas de orientação, uma delas é a dos pontos cardeais. Pontos cardeais correspondem aos pontos básicos para determinar as direções, são concebidos a partir da posição na qual o sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos que direcionam para as direções mais importantes e abrangentes são: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente.
Para estabelecer uma localização mais precisa são usados os pontos que se encontram no meio dos pontos cardeais. Esses pontos intermediários são denominados de pontos colaterais, Sudeste (entre sul e leste e sigla - SE), Nordeste (entre norte e leste - NE), Noroeste (entre norte e oeste - NO) e Sudoeste (entre sul e oeste - SO).



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quero ver verdejar

sábado, 17 de abril de 2010

:.Usina de recicláveis em Uberlândia não possuia licença ambiental.:

Irregularidade na construção de uma usina de recicláveis em Uberlândia. Os donos da empresa não tinham licença ambiental para a execução da obra. Com a documentação irregular, a obra foi embargada (proibida) na quarta-feira (14/04/10), mas a fiscalização descobriu que o trabalho não parou.


Só depois de notificados os responsáveis pela empresa entraram com pedido de liberação. Toda a vegetação que existia no local foi arrancada e enterrada, a mesma estava próxima a uma área de preservação permanente (APP). Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, esta foi uma maneira de tentar esconder a falta da licença ambiental.

Outras irregularidades encontradas pelos policiais foram o desperdício de madeira e a invasão de uma área de preservação permanente. Os donos da obra foram multados por crime ambiental e desperdício de madeira.

FONTE: MGTV - TV Integração

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Respostas do Exercício

RESPOSTAS:

1 -Os recursos naturais são classificados em dois tipos:
a – ( ) recicláveis e renováveis;
b – (X) renováveis e não renováveis;
c – ( ) não renováveis e não recicláveis;
d – ( ) naturais e humanos.

2 – São exemplos de recursos naturais não renováveis:
a – ( ) água, solo e petróleo;
b – ( )água, solo e carvão;
c – ( ) água, solo e vegetação;
d – (X) petróleo, carvão e ferro.


3 - Desenvolvimento sustentável é:
a – ( ) atender a geração atual sem preocupações futuras;
b – (X) o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações;
c – ( ) o desenvolvimento que esgota os recursos para o futuro;
d – ( ) sustentar as necessidades humanas.



As avaliações trimestrais estão chegando, prepare-se da melhor maneira. Somente se sabe verdadeiramente o que não se esquece! Tire suas dúvidas a tempo...
UM SÁBIO E LINDO FINAL DE SEMANA PARA TODOS*

terça-feira, 13 de abril de 2010

Conservação e Preservação dos recursos naturais

A conservação dos recursos naturais tem como preocupação a utilização adequada dos recursos que o homem transforma ou consome. A conservação envolve a utilização racional dos recursos, e não apenas guardá-los.

A natureza deve ser utilizada para atender as necessidades do presente, para a satisfação dos seres humanos, mas levando em conta o futuro, as novas gerações que virão, a quem temos a obrigação de deixar um ambiente sadio.

Foi a partir da degradação do meio ambiente pelo homem, sobretudo no século XX, com a extinção de espécies animais e vegetais, que surgiu a preocupação com a conservação da natureza.

- Até quando teremos florestas?
- Quando se esgotarão o petróleo e o carvão?
- As baleias sobreviverão à matança desenfreada?

As respostas para essas perguntas é aliar um aproveitamento dos recursos com sua conservação.

Além da conservação, entretanto, há casos em que é necessário uma atitude mais efetiva de proteção ao meio ambiente. É necessária a preservação isto é, deixar intactos certos ambientes, por sua riqueza única. Daí se falar em patrimônio cultural-ecológico da humanidade. São lugares que possuem valor inestimável, como o Pantanal mato-grossense (que possui a fauna mais rica da América), a Floresta Amazônica, a Floresta do Congo, a Antártida, as pirâmides do Egito, a cidade de Jerusalém (cidade santa para cristãos, judeus e muçulmanos), etc.

Para que as futuras gerações tenham conhecimento da riqueza que a natureza criou é necessário preservar esses ambientes contra a ganância e ambição da exploração a qualquer custo. Esse é o desafio da geração atual: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Terra é nossa morada, nossa “casa”. Deixá-la habitável da melhor maneira é nossa obrigação.


Exercícios para resolver:

1 -Os recursos naturais são classificados em dois tipos:
a – ( ) recicláveis e renováveis;
b – ( ) renováveis e não renováveis;
c – ( ) não renováveis e não recicláveis;
d – ( ) naturais e humanos.

2 – São exemplos de recursos naturais não renováveis:
a – ( ) água, solo e petróleo;
b – ( )água, solo e carvão;
c – ( ) água, solo e vegetação;
d – ( ) petróleo, carvão e ferro.

3 - Desenvolvimento sustentável é:
a – ( ) atender a geração atual sem preocupações futuras;
b – ( ) o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações;
c – ( ) o desenvolvimento que esgota os recursos para o futuro;
d – ( ) sustentar as necessidades humanas.

Respostas na sexta-feira (Dia 16/04)





sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parque Siquierolli (parte 2)

Olá pessoal,


Prometi que postaria mais fotos do trabalho de campo ao Parque Siquierolli aqui no blog, porém, as fotos estão em alta resolução o que dificulta a postagem. Por isso, sugiro que entrem no site da escola, pois nele foi postado todas as fotos tiradas no Parque.

TENHAM TODOS UM FINAL DE SEMANA ILUMINADO!

Construção em lixão: Desastre

A chuva não escolhe vítimas. No estado do Rio de Janeiro, ela caiu igualmente sobre ricos e pobres. Mas morreram os que estavam onde ninguém devia estar: as encostas que, se não tivessem casas, teriam rolado apenas com pedra, terra e mato.

O Morro do Bumba em Niterói (RJ) é um exemplo de vários erros:
  • era em uma encosta;
  • era uma ocupação ilegal;
  • era acima de um lixão.
Foram esses erros somados. que vitimaram diversas pessoas.

Lixão:

O lixo orgânico, quando sofre decomposição, forma um gás explosivo chamado METANO. Mesmo em lixões antigos, o metano continua sendo produzido. O deslizamento liberou o metano.
O chorume (líquido tóxico decorrente do lixo) possivelmente infiltrou no lençol freático.

O processo de decomposição do lixo e a saída do gás metano fazem com que a área fique em movimento, há um rebaixamento natural. Não é um solo confiável para se instalar uma construção. Não suporta carga de imóveis.

O Morro do Bumba é um assentamento de casas sobre um lixão desativado há alguns anos. A população deste local que foi soterrada, vivia sob risco de explosões de gás metano, exposta a doenças, num terreno instável, cujo líquido tóxico (CHORUME) já estava contaminando o lençol freático.

O deslizamento de terras liberou esse metano para a atmosfera. E tudo já se sabia porque o assunto tinha até sido estudado por especialistas neste local.

Obs: O gás metano é o segundo maior responsável pelo efeito estufa. Ele é 20 vezes mais potente do que o gás carbono (CO2). Aquele lixão adoecia, poluía, punha em risco vidas. A avalanche provocou um desastre humano e ambiental.


MORRO DO BUMBA (NITERÓI-RJ)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Chuva no Rio de Janeiro: alagamentos, deslizamentos e muitos danos.

A cidade do Rio de Janeiro, desde a tarde de ontem (05/04/2010) está em estado de alerta devido as chuvas fortes. Desde o início das chuvas vários desabamentos de terras foram registrados, resultando em diversas mortes.

As chuvas registradas desde ontem até hoje (06/04/2010) geraram um acúmulo de 278 milímetros (mm) na cidade do Rio de Janeiro, superando o recorde histórico do ano de 1966, que era de 245 mm.

Na lagoa Rodrigo de Freitas, a prefeitura afirmou que o nível, que geralmente é de 50 centímetros, chegou a atingir 1,40 metros e transbordou.

Há vários pontos de alagamento pela cidade e ainda há riscos de outros deslizamentos de terras. A situação foi agravada pelo temporal ter acontecido no dia de coleta de lixo. De acordo com ele, as pessoas colocaram o lixo nas ruas, mas a chuva começou antes de o caminhão da coleta passar.
A chuva forte que atinge o Rio desde a tarde de ontem deixa pedestres ilhados na região central da cidade

Chuva forte na Cidade do Rio de Janeiro, arrasta carro, na Rua Senador Furtado, próximo da Praça da Bandeira

Muito lixo, na Av. Maracanã

Deslizamento de terra no Morro da Mangueira (RJ)

As chuvas são ocorrências naturais, porém a ação antrópica contribuiu significativamente para a intensificação (quantidade) e consequências provenientes delas.

Você lembra da enquete sobre as enchentes realizada aqui no Diário da Terra?

Não podemos culpar apenas o aumento das chuvas, pois sabe-se que tal fato é agravado pela grande quantidade de lixo jogada indiscriminadamente nas ruas, o que acaba entupindo os bueiros - “bocas-de-lobo” – para onde escoa à água. Ao mesmo tempo em que o volume de lixo depositado em rios e córregos também colabora para o rápido transbordamento dos mesmos.

Podemos fazer a nossa parte como cidadãos, e exigir do Governo medidas efetivas para que a situação seja melhor tratada, e além disso podemos contribuir através de atitudes ecologicamente corretas, que minimizarão os problemas, tanto das enchentes, quanto de vários outros provocados pela degradação da natureza.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Trabalho de Campo: Parque Siquierolli

Com o intuito de vivenciarmos na prática todos os conceitos trabalhados nas aulas de Geografia (6º ano), foi realizado o trabalho de campo para a reserva ambiental do Parque Siquierolli.


UNIDADE I


UNIDADE II

Aguardem...postarei mais fotos!!

Parque Rio Uberabinha

Participe da escolha dos nomes para os lagos do Parque Rio Uberabinha

A Prefeitura de Uberlândia abre concurso para a escolha dos nomes dos cinco lagos, localizados no trecho dois do Parque Rio Uberabinha. Os interessados em participar têm até o dia 31 de março para sugerir os nomes que deverão estar relacionados com a fauna e a flora.



As sugestões devem ser escritas com letras legíveis em uma folha com nome do proponente, endereço, telefone e nome dos cinco lagos e depositadas em uma das urnas instaladas no Centro Administrativo, Terminal Central ou Igreja Espírito Santo do Cerrado (Av. dos Mognos, 355. B. Jaraguá) ou podem ser enviadas para o e-mail parqueriouberabinha@uberlandia.mg.gov.br.

Prazo entrega propostas até hoje: 31/03/2010


E-mail - parqueriouberabinha@uberlandia.mg.gov.br

quarta-feira, 24 de março de 2010

.:RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS:.

terça-feira, 23 de março de 2010

A HORA DO PLANETA

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro.
Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!
Faça a sua parte!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Recursos naturais renováveis e não renováveis

Como vimos em sala de aula, os recursos naturais podem ser classificados em renováveis ou não-renováveis.

À respeito de geração de energia, a água dos rios, o vento, o sol, o calor da Terra, as marés, e a biomassa são fontes de energia RENOVÁVEIS.

Os combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural – e o urânio são recursos energéticos NÃO-RENOVÁVEIS.

  Clique na figura para visualizar melhor

A substituição de energias não renováveis por energias renováveis faz-se cada vez mais necessária, devido ao esgotamento rápido dos recursos que não se renovam.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Importante


Desejo que você saiba dar valor ao que realmente importa nesta vida!
Um maravilhoso e importante final de semana para você!
Saudações Geográficas

terça-feira, 16 de março de 2010

A lição do Ipê

Neste Planeta Terra, travam-se muitas guerras cotidianas, dentre elas, a guerra do homem pelo progresso e a batalha da natureza pela sobrevivência.

O que aconteceu com este pé de ipê amarelo dá-nos um exemplo magnífico. Ele foi derrubado, serrado e transformado em poste para suporte da rede elétrica, em Porto Velho, capital de Rondônia, porém, não se entregou: voltou a fincar raízes e a reinar em toda primavera, exuberante.

Mesmo uma guerra pode ter final feliz: anos após ter virado poste, o ipê começou a florir, o que fez com que reconsiderando seu ato o homem  transferi-se a rede elétrica para um poste de concreto que foi instalado ao lado dele.
Não aceitando a imposição do homem,
o Ipê ficou de pé e voltou a florir.

sexta-feira, 12 de março de 2010

:.Você é único.:

Um final de semana único para você!
Beijos e até segunda..

quinta-feira, 11 de março de 2010

Aprenda a proteger o meio ambiente brincando!

Olá pessoal!

A grande maioria gostou muito do jogo que postei aqui no Diário da Terra sobre a casa ecológica, por isso. hoje irei postar mais jogos.
Os jogos também estam ligados ao meio ambiente:
*o primeiro é um jogo para você controlar a erosão (desgaste do solo e rochas) próxima ao rio;
*o segundo é um jogo de manejo dos residuos da suinocultura (criação de porcos).


Espero que divirta-se e aprenda!  
Beijos


terça-feira, 9 de março de 2010

Telhado verde

Olá pessoal!

Estou muito feliz pela sua participação no blog, pois o Diário da Terra é feito para você!
Recorda-se de quando em sala de aula abordamos sobre os "edifícios inteligentes"?
Hoje com as intensas mudanças nas paisagens urbanas uma opção ecológica e super interessante é o TELHADO VERDE.

Assita aos vídeos:




O que você achou dessa novidade ecológica?

segunda-feira, 1 de março de 2010

Terremoto no Chile

Terremoto do Chile foi 900 vezes mais potente que o do Haiti, diz sismólogo. 
                                                                               Folha Online

O terremoto de 8,8 graus de magnitude na escala Richter, que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27/02/10), liberou energia 900 vezes maior do que o ocorrido no Haiti, em janeiro, que atingiu 7 graus na mesma escala.

A informação é do sismólogo na UnB (Universidade de Brasília), Jorge Sands, que explica o sistema de medição de potência da escala Richter.

Segundo ele, cada grau da escala corresponde a ondas dez vezes mais fortes e uma potência 30 vezes superior, onde este valor é multiplicado de um ponto a outro. Desta forma, um terremoto de grau nove na escala Richter é 900 vezes mais potente que um tremor de grau sete.

Segundo especialistas, um terremoto entre sete e 7,9 pode causar sérios danos numa grande superfície. Aqueles acima de oito, como o do Chile, podem provocar danos até mesmo em regiões localizadas a várias centenas de quilômetros do epicentro.

Mapa mostra a região atingida por tremor no Chile; terremoto foi o maior no país em 25 anos.

O terremoto que atingiu o Chile matou ao menos 122 pessoas e destruiu vários prédios e pontes. Foram relatados também danos a hospitais e redes de infraestrutura básica, como água, gás e eletricidade. A presidente do país, Michelle Bachelet, decretou estado de catástrofe e determinou que as regiões litorâneas e ilhas fossem desocupadas --como a Ilha de Páscoa. Ondas gigantes atingiram as ilhas de Juan Fernandez e cidade costeira de Talcahuano (região central do país).

Já o terremoto que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro causou 217 mil mortes e deixou 1,2 milhão de pessoas sem casa, segundo estimativas provisórias.

Veja abaixo animação sobre como se formam os terremotos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u700085.shtml

É possível que um evento desta escala ocorra no Brasil?



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SORRIA



Um fim de semana cheio de muitos sorrisos!!
Um beijo no seu e até segunda…

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jogo para construir uma casa ecologicamente correta

Seja sempre bem-vindo(a)
Você sabe como seria uma casa ecologicamente correta?

      Esta é a oportunidade de descobrir através de um jogo super divertido. O Myabodo é um game em flash que possibilita criar uma casa ecologicamente correta. O usuário pode inserir vários elementos que farão a casa mais ou menos prejudicial ao meio ambiente.
      Ao modificar a sua casa você poderá ver em números o lixo gerado, a energia e água consumida que ajudarão a otimizar seu lar. Mas cuidado para não se tornar um inimigo do meio ambiente.
     
Instruções:
1. O jogo é todo em inglês, porém é fácil e através das imagens é possível entende-lo;
2. Espere ele carregar, não leva muito tempo;
3. CLIQUE em: make my abodo;
             4. Para iniciar as modificações no seu espaço clique em: let's go!
            5. Agora você pode alterar tudo: a cor, as janelas, o jardim, a energia, o estilo da sua casa, decidir sobre o seu carro, seu lixo e ver o seu uso de água, energia e o desperdício.

Divirta-se e teste agora mesmo o seu potencial ecológico! E lembre-se de voltar aqui e dizer o que achou. Beijos!

SITE DO JOGO: http://myabodo.com/

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Paisagens naturais recordistas do Guinness

Conheça os grandes recordistas e campeões da natureza que estão no Guinness:

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Paisagem preservada é empecilho?

Uma paisagem natural preservada torna-se um empecilho* para o desenvolvimento econômico?
Por que?

*empecilho: impedimento, obstáculo, aquilo que atrapalha.


Obs: A sua opinião é muito importante, lembre-se de comentar logo abaixo.


Saudações Geográficas!!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como participar no blog?


Como fazer um comentário?
(responder, tirar dúvida, dar opinião, enfim, participar)


É simples, siga os 4 passos:

1 - Clique em "comentários". Irá aparecer uma caixa de textos;

2 - Escreva seu comentário na caixa de texto. Lembre de identificar-se (nome, unidade e ano ex: Camila, Unid I, 6º ano A)

3 - Selecione o perfil "anônimo" logo abaixo onde está escrito 'Comentar como'

4 - Clique em "Postar comentário"


Pronto, você terá participado do nosso Diário da Terra!





As paisagens do Planeta Azul

"Tudo aquilo que nós vemos, o que a nossa visão alcança é a paisagem. Não é formada apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc."
(Milton Santos, geógrafo)


      Nas paisagens estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (vegetação, relevo, clima, etc) e os elementos humanos ou culturais (que são os produzidos pela sociedade: carros, edifícios, estradas, etc). A essas paisagens nomeamos de PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL.
     Quando observamos um lugar, podemos descrever os elementos que formam a paisagem desse lugar: florestas, campos, indústrias, etc. No entanto, para que essa paisagem possa ser vista como dado geográfico, temos que estabelecer as relações econômicas e sociais, responsáveis pelo "retrato" de um lugar no espaço geográfico (a paisagem). Como conseqüência, as paisagens modificam-se, conforme as relações econômicas e sociais que ocorrem nesse espaço.

         OBSERVE AS DIVERSAS PAISAGENS EXISTENTES:



Você sabe quais dessas paisagens são naturais e quais são culturais?
Responda logo abaixo em "comentários"


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Passaporte para GEOGRAFIA


Começa agora a viagem em busca de novos conhecimentos sobre a nossa "morada" -  Terra - onde somos apenas inquilinos e, sendo assim, temos que conhece-la muito bem para aprender a valorizar e cuidar do que é de todos seres vivos...A nossa Morada!!!
Aprendendo a Aprender:


O que mais lhe chamou atenção no vídeo? Escreva o seu comentário logo abaixo. 
LEMBREM-SE ESTE ESPAÇO É PARA VOCÊ!!!
Saudações geográficas*